terça-feira, 10 de abril de 2012


Sábado na Estação com atrações para toda família

Feira de arte e artesanato, Mercado de Pulgas e apresentações culturais


O projeto Sábado na Estação chega a sua 16ª edição neste sábado (14/04). O evento que já faz parte da agenda da comunidade, recebe a cada edição mais visitantes e participantes. A programação com atrações culturais, feira de arte e artesanato e Mercado de Pulgas, foi um convite para o público de cerca de 80 mil pessoas em 2011. No sábado (14), a comunidade vai poder conferir as apresentações de teatro, circo, música, os trabalhos dos artesãos joinvilenses e os produtos “semi-novos” do Mercado de Pulgas. O evento ocorre das 09h às 17 horas.

As atrações culturais do evento iniciam às 10 horas no palco da Estação da Memória, com a apresentação do Grupo de Teatro Canto do Povo. O grupo vai apresentar pequenas peças do dramaturgo brasileiro Artur Azevedo, sendo estas Sonho de Moça, Sulfitos, A cerveja, Plebiscito e O poeta e a lua. O grupo foi formado por alunos do projeto Teatrando no Profipo, contemplado no Edital 2009 do Simdec.

Depois do teatro, sobem ao palco os integrantes da Cia de Circo Roiter Neves para apresentação do espetáculo Viva o Circo, do projeto Palco Itinerante. A platéia vai conferir apresentações de acrobacias, trapézio, lira e equilíbrios, a partir das 11 horas. Além da participação dos palhaços Tampinha e Linguiça para a alegria das crianças.

Os alunos das Oficinas Culturais do Orçamento Participativo apresentam os resultados dos trabalhos desenvolvidos em 2011. O público vai conferir apresentações de violão, dança de salão e dança de rua. Participaram das oficinas gratuitas moradores dos bairros Petrópolis, Floresta, Itaum e Guanabara. As apresentações iniciam às 12 horas. Além disso, haverá uma exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos da oficina de artesanato do OP.

A atração musical do evento fica por conta da apresentação da dupla Henrique e Michel. Conhecidos do público jovem da cidade, os músicos se apresentam em diversas casas noturnas da região ao som do sertanejo. A dupla lançou seu primeiro CD em dezembro de 2011, contendo composições de artistas locais e de nomes do cenário nacional. Projeto patrocinado pela Prefeitura de Joinville, por meio do Mecenato 2011 do Simdec.

A programação prossegue com a apresentação da peça teatral Quem sou eu?, do Grupo Sara Nossa Terra, às 14 horas. O monólogo passa uma mensagem aos jovens, com intuito de mostrar que a sua auto afirmação pode passar longe dos vícios.

Lazer e compras no Sábado da Estação

Além das atrações culturais, o Sábado na Estação oferece a comunidade uma oportunidade de conhecer e adquirir os trabalhos dos artesãos da cidade. Participam da Feira de Arte e Artesanato os grupos Arte Joinville, Associação Joinvilense dos Artesãos (Ajart), Adeas, Artculle e Geração e Renda. Além da comercialização de produtos coloniais, como biscoitos, cucas e docinhos da Fudnação 25 de Julho.

No Mercado de Pulgas, a comunidade vai encontrar objetos, acessórios, livros, CD’s, DVD’s, brinquedos e roupas para comercialização. Todos os produtos são usados, mas devem apresentar bom estado de conservação. O horário de funcionamento do Mercado será das 9h às 14 horas. Os interessados em participar do Mercado de Pulgas ou da Feira de Arte e Artesanato podem fazer a inscrição na Fundação Cultural de Joinville (FCJ), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14 horas. Informações pelo telefone (47) 3433.2190 com Pardal.

Programação
10h – Teatro com Grupo de Teatro Canto do Povo
11h – Espetáculo "Viva o Circo" com Cia de circo Roiter Neves
12h – Apresentações do Encerramento da OP Cultural Itaum
13h – Apresentação musical da Dupla Henrique e Michel
14h – Teatro com Sara Nossa Terra
Mercado de Pulgas – 9h às 14h