quarta-feira, 24 de outubro de 2012

E.M. Valentim João da Rocha - 2ª Etapa do Projeto

Nos dias 22 e 24 de outubro de 2012 aconteceu um grande momento para a Estação da Memória. A equipe da Área Educativa foi até a Escola Municipal Valentim João da Rocha no bairro Vila Nova para apreciar os trabalhos das turmas do 8º ano que foram desenvolvidos para a segunda etapa do Projeto Embarque na Estação da Memória: uma viagem ao patrimônio cultural. 
Os alunos estiveram na Estação em agosto participando da primeira etapa do Projeto e agora puderam expor de diferentes formas suas reflexões e entendimentos acerca do patrimônio cultural, que é o foco deste projeto.
As equipes se empenharam ao produzir esses trabalhos que contemplaram música, teatro, vídeo, apresentações de slides entre outros. Após as apresentações os estudantes receberam os certificados de participação no Projeto.













Encontro com os Ferroviários - Aniversário 80 anos do Sr. Nérico Chaves

Comemoração 80 anos do Sr. Nérico Chaves
No dia 24 de setembro de 2012 realizou-se na Estação da Memória mais um Encontro com os Ferroviários. Este, no entanto, foi mais que especial, pois foi comemorado o aniversário de 80 anos do Senhor Nérico Chaves, ferroviário aposentado da Estação Ferroviária de Joinville.
Aproximadamente 90 pessoas estiveram presentes, entre elas, familiares e muitos de seus companheiros da ferrovia que se reuniram para prestigiá-lo e compartilharem lembranças dos longos anos de trabalho.
A nostalgia que é sempre recorrente nesses Encontros se mistura com a alegria de celebrar 80 anos de uma vida quase toda dedicada ao trabalho na ferrovia. A Estação da Memória foi palco, mais uma vez, para os seus artistas principais, pessoas que aqui viveram, conviveram, trabalharam e que ao contar suas histórias, nos narram um pouco da história de nossa cidade. Sujeitos de uma época que nunca se acaba somente se transforma, pois hoje eles ainda ajudam a construir esse espaço de sociabilidades que é a Estação da Memória de Joinville.
O evento fez parte da programação para a 6ª Primavera dos Museus, cujo tema refletia sobre A Função Social dos Museus.

Familiares e amigos comemorando com o bolo com imagem da Estação

Sr. Nérico recebendo locomotiva dos representantes da UNIFER

Filha do Sr. Nérico homenageando o pai

Equipe da Estação da Memória


Plataforma recebe os convidados para o evento

Ferroviários e familiares em frente à Estação

Delicioso Café